Esclarecimento da Proposta: Por meio desta atividade, proporcionamos aos alunos a oportunidade de conhecer um pouco mais os seus colegas de classe, e ao mesmo tempo citamos exemplos de onde utilizamos os números no nosso cotidiano. Com essa atividade os alunos aprenderam sobre como os números são importantes em nossa vida.A matemática não necessariamente precisa ser aprendida apenas e tão somente no ambiente escolar. Ela já faz parte do cotidiano da criança mesmo sem ela perceber a existência numérica e as diversas operações matemáticas. Ela está em nossa vida desde o nascimento, onde tudo gira em torno de números, medidas, operações, figuras geométricas; através dos meios de comunicação que demonstram uma infinidade de informações da linguagem matemática. A realidade do ensino da matemática nos leva a questionar:
Por que tantas pessoas não gostam de matemática?
Matemática é mesmo este bicho de sete cabeças que as pessoas tanto
falam?
Porque crianças não são incentivadas de pequenas a gostarem da
matemática?
Na escola, durante os dias letivos, é importante que o professor em primeiro lugar
goste de ler e conhecer bem a história que irá trabalhar com as crianças,
visualizando as gravuras, e que nestas gravuras as crianças possam entrar na
história com sua própria imaginação e explorando bem cada tema, e também para
que possa elaborar atividades que sejam adequadas a sua faixa etária. Os PCNs também contemplam em seu texto a Pluralidade Cultural ³, dizendo:
“valorizar esse saber matemático cultural e aproximá-lo do saber escolar em que o aluno está
inserido, é de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem”.
(BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998)
Nenhum comentário:
Postar um comentário