O papel do professor é propor diálogos, plantão de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias, observar,avaliar e sobretudo ajudar a resolver “juntos”. Falando neste processo de possibilidade de intervir no ensino aprendizagem do aluno, principalmente quando o aluno está no processo inicial da construção do conceito de número, pode surgir a seguinte dúvida “o aluno sabe ou aluno não sabe” “o aluno errou ou acertou” Porém sabemos que o acerto do aluno não é a garantia de conhecimento e muito menos o erro quer dizer que o aluno não saiba, desta forma se faz necessário uma avaliação individual para que possamos saciar está dúvida.
A matemática para que ela se torne clara e objetiva, precisa que seja ensinada por etapas, para que o aluno possa compreender seu processo,pois, o básico deve dar base para todos outros aspectos da matemática.
O professor precisa a todo tempo ser prestativo e influente, pois a criança quando está no processo inicial do conceito de números ela tem que gostar do que está sendo ensinado, e o docente precisa sempre ser pesquisador, trabalhar com atividades que envolvam o seu cotidiano como, por exemplo, trabalhar cálculo que envolvam parques, balas . Na adição, por exemplo, como ela sempre está associada às ideias de juntar, reunir, acrescentar, ideias intuitivas, que adquirimos na vida e levamos para a escola, o professor precisa ensinar as crianças a constituírem o ponto de partida para o aprendizado da adição. Para o aprofundamento progressivo do estudo da adição e das demais operações, pode-se trabalhar a técnica do “vai um”, é possível, ainda, desenvolver outras técnicas para fazer adições, basta o professor perceber a melhor maneira de ensinar a sua turma, por tudo isso podemos dizer que a adição é uma operação bastante natural.
No caso da subtração o professor deve seguir também o fato de se trabalhar com os conhecimentos já adquiridos por ela, por exemplo, pode se brincar com os números , em geral, é mais difícil as crianças identificarem a presença da subtração nos problemas isso está no fato de que, geralmente, associamos a subtração apenas ao ato de retirar, mas há outras duas situações que também estão relacionadas com a subtração: os atos de comparar e de completar, Por esse motivo o professor deve intervir com paciência principalmente quando a criança esta no processo inicial da construção do conceito de números.
Ao trabalhar com a divisão, pretendemos que as crianças compreendam o que ela significa na matemática, ou seja, dividir um número por outro. Para que ela atinja essa compreensão é preciso que o professor realize um trabalho que tem como ponto de partida experiências com situações em que ela, espontaneamente, reparte, divide, distribui. O professor precisa estar atento para as divisões que as crianças realizam nas atividades, jogos e brincadeiras, em cada oportunidade ele deve discutir com elas o critério que usaram para dividir, assim facilitará para que elas tenham uma melhor noção sobre a divisão.
A multiplicação pode ser considerada como uma maneira abreviada de indicar a adição de parcelas iguais, por isso é comum as crianças conhecerem a multiplicação a partir da adição de parcelas iguais, por tanto o docente necessitará de dedicação e muita pesquisa em sua turma, só assim compreenderá a necessidade que a turma tem na multiplicação ou em qualquer outra operação.
Enfim o professor tem que problematizar ações pedagógicas, baseando-se na vivencia das crianças, pois essas experiências são muito importantes para a construção do pensamento matemático e também para a construção do conceito de números.
A criança ao chegar à escola já traz consigo conhecimentos, e mesmo sem perceber já faz uso das operações matemáticas, quando, por exemplo, divide seus brinquedos com os amigos ou os guardam de forma organizada, os separando por classificação ou seriação nas caixas.
As crianças já conseguem resolver situações e problemas mentalmente, a escola e o professor é quem deve perceber e reconhecer para fazer uso e colaborar no processo de ensino.
Hoje os estudos da matemática passam por um processo de revisão, onde se valoriza a psicologia cognitiva, se objetiva a aprendizagem significativa e utopicamente deve se trabalhar de forma mais democrática, contemporânea acompanhando a sociedade atual.
Hoje os estudos da matemática passam por um processo de revisão, onde se valoriza a psicologia cognitiva, se objetiva a aprendizagem significativa e utopicamente deve se trabalhar de forma mais democrática, contemporânea acompanhando a sociedade atual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário